03 novembro, 2006

11 - Demografia



Você sabe o que é um demógrafo?
De acordo com a enciclopédia é um cidadão que estuda demografia, que, antes que alguém pergunte, é a “ciência que estuda a dinâmica populacional humana”.
Ainda, de acordo com a mesma “enciclopédia”, ela engloba o estudo das dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas e incluem variáveis como natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento.
Como você vê o demógrafo deve ser um sujeito muito importante e respeitado num mundo em que a população explode acima de qualquer limite razoável.
Somente seus conselhos e sua orientação podem nos salvar duma catástrofe.
Aí é, que começa o problema; VOCÊ CONHECE ALGUM DEMÓGRAFO?
Alguém já viu ou conversou com um?
Provavelmente a resposta é não.
Onde estão as pessoas que escolheram estudar problemas tão importantes e simplesmente não se manifestam sobre eles: Será que continuam apenas estudando?
Imagine que você está na escola de bombeiros (daqueles que apagam incêndios) e um dia, ao voltar para casa, vê que ela está pegando fogo. Qual será sua atitude? Sentará e ficará estudando o incêndio (afinal você está na “escola” de bombeiros) ou fará todo possível para apagar o fogo?
A resposta é óbvia, mas é no óbvio que as coisas empacam, e ao tentar descobrir porque elas empacaram, chegam-se às explicações mais absurdas.
Parece impossível que na situação acima alguém ficasse apenas sentado olhando o fogo, mas acredite, acontece. O quase bombeiro estava até estudando e não poderia perder tempo tentando apagá-lo ou, pelo menos, berrando como um louco para que alguém fizesse isso.
Para quem está curioso e quer saber onde os demógrafos entram nessa história a resposta é simples:
1 – Entre 1850 e 1925 a população do mundo cresceu de um bilhão para dois bilhões de pessoas (num período de 75 anos)
2 – Entre 1925 e 1962 passou de dois a três bilhões de pessoas (num período de 37 anos)
3 – Entre 1962 e 2006 passou de três a seis bilhões de pessoas (num período de 34 anos)
Onde estão os malditos demógrafos?
Seguramente não estão gritando e pedindo ajuda para que esse problemão seja resolvido ou que, pelo menos, se olhe para ele com atenção.
Se estivessem, seguramente você já teria visto um deles e não ficaria tão surpreso em saber que essa profissão existe.
Possivelmente, eles estão todos sentadinhos, um ao lado do outro, estudando as estatísticas, as migrações, a natalidade, etc., etc., etc.
Lá por volta de 2012 eles devem ter alguma tese para apresentar sobre o assunto.
Só não sei para quem, ou para quê.