14 maio, 2007

33 – MARINA SILVA




Antes de falar a respeito da Dona Marina que vem a ser titular do Ministério do Meio Ambiente do Brasil gostaria de fazer algumas considerações sobre este meu Blog e das razões que me levaram a esta aventura.
Chamo de aventura colocar na Internet, ao alcance de todos, as preocupações que me assaltam porque, crítico que sou, sempre me pergunto se o que estou dizendo faz sentido para alguém mais.
O fato é, que depois de muito tempo remoendo essa revolta toda ao ver a forma insidiosa que estamos destruindo nosso planeta senti que era preciso, de algum modo, exorcizar os meus fantasmas e as minhas apreensões.
Com um empurrão da família, que acho que não agüentava mais me ouvir falar disso, veio a idéia do Blog e confesso que adorei a brincadeira.
O que eu não esperava é que ao fim de meio ano já estivessem registrados mais de 100 mil acessos a essas páginas.
Aos que tiveram a paciência de ler o que tenho escrito até aqui, não posso deixar de agradecer e o faço do fundo do meu coração, ainda mais porque muitos voltaram muitas vezes o que me levar a crer que compartilham minhas angústias.
A todos vocês meu muito obrigado!
Agora vamos à Dona Marina.
Tenho visto com freqüência na imprensa críticas e mais críticas à lentidão com que os processos que interessam ao governo tramitam nos órgãos de controle ambiental como o IBAMA e outros do gênero.
A idéia que procuram passar é que as grandes obras que seriam essenciais ao desenvolvimento econômico não são feitas porque Dona Marina é teimosa e intransigente e que seu ministério é excessivamente burocrático.
Quando ouço muita gente falando mal de uma pessoa começo a desconfiar que ela deve estar certa.
E, pode acreditar Dona Marina não tenho dúvidas que a senhora está certa.
Resista enquanto puder a essa pressão toda para construções de hidrelétricas e coisas do gênero, pois os interesses que estão por trás disso não são os mais saudáveis.
É no mínimo curioso o empenho do Sr. Lula nesses projetos grandiosos, quando o infeliz não consegue sequer fazer com que os aeroportos voltem a funcionar.
Apenas para tranqüilizá-la Dona Marina peço que continue lutando por seus princípios com a determinação e a coragem que o povo brasileiro deveria aprender a apreciar e respeitar mas, se derrotada, não perca o sono por isso. Até que o Sr. Lula, D. Dilma e seus sequazes consigam começar a erguer alguma barragem o seu reinado (lá deles) já deve ter acabado e a floresta ficará em paz.
Quanto ao São Francisco fique também tranqüila, pois antes da obra de transposição terminar descobrirão que não há mais água para transpor. E se tudo mais falhar e esta corja continuar no poder é só não esquecer que 2012 está chegando e aí as coisas se acertam.